5 de abril de 2010

VIVER INTENSAMENTE...

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe." Oscar Wilde

Dando uma voltinha pelos twitter da vida o que mais vi foi fotos de pessoas com um copo de bebida na mão ou com um cigarro, num ambiente que recebe o apelido carinhoso de "balada". Embaixo dessas fotos, geralmente a famosa frase clichê: "vivendo o lado bom da vida" ou "vivo intensamente". Mas será que esse viver intensamente é viver no mundo dos exageros?

Há uma grande confusão na diferença entre intensidade x excessividade. Não estou fazendo uma apologia contra baladas, pelo ao contrário, tem algumas até bacaninhas, mas... porque só nesses lugares podemos viver o lado bom da vida? Eis a questão. Acordar tarde e já pensando na hora que vai dormir de novo e o pior, de ressaca é o mesmo que a vida está sendo vivida intensamente?
Infelizmente temos a mania de associar vida intensa com o mundo dos exageros: excesso de balada, excesso de bebida, excesso de cigarro, excesso de adrenalina. Sendo que essa intensidade está nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, pequenos detalhes, em tudo que damos valor, que nos faz se sentir bem misturado com uma pitada de sentimentos.
Se resumi em assistir um filme, aproveitar as noites de final de semana com o namorado, receber um cafuné de quem amamos, rir até a barriga doer, ler um bom livro, escutar a música do seu cantor favorito, cantarolar alto, saltar, pular corda, acreditar que as pessoas podem mudar, se doar por completo, abraçar, sorrir, achar beleza na simplicidade, se lambuzar com um chocolate, ir em sua balada preferida (sim, em baladas... mas não se fechar só a esse mundinho e achar que a vida só é intensa se for assim).
Tudo isso parecem coisas “pequenas”, mas ganham uma intensidade tremenda quando são vividas ao extremo e com sentimento. O que mais falta no mundo é isso: saber o verdadeiro significado de viver intensamente e colocar em prática a todo vapor, se entregar de corpo e alma.

Viva intensamente para que se possa ter certeza que sua vida valeu a pena!

0 comentários: